fbpx

Psicoterapia Corporal

A cuidar de si como um Todo, corpo, mente e consciência.

A Biossíntese, foi fundada nos anos 70 pelo psicoterapeuta David Boadella, para quem o termo significa, integração da vida.

Assume-se como uma psicologia pré e perinatal, transpessoal e uma psicoterapia somática com uma abordagem multidimensional do ser humano. Tem como base os princípios da psicologia clínica, integrando igualmente o corpo como aliado fundamental ao processo terapêutico.

O indivíduo é reconhecido como resultado do seu crescimento, na sua capacidade única de expressar desejos, necessidades, sonhos, crenças, história pessoal, sistema familiar, relacionamentos profissionais e espiritualidade.
Na Biossíntese, procura-se restabelecer a integração entre pensamento, sentimento e ação, incluindo e ampliando o conhecimento que surge do corpo e da sua história. Atentando para o modo como o corpo se foi desenvolvendo ao longo da vida e como se apresenta no momento presente, considera também para diagnóstico e tratamento, posturas, movimentos, sensações, sonhos, padrões de respiração, entre outros fatores.

Mente, corpo e consciência são vistos como parte de um todo do Ser Integral e por esse motivo considerados em todas as facetas de um processo terapêutico.

David Boadella refere-se à psicologia somática em Biossíntese como uma terapia que trabalha “com a vida emocional do corpo”.

Procura-se restabelecer o fluxo entre o pensar, o sentir e o agir, atuando de modo abrangente nas dificuldades ou patologias presentes, assim recuperando a saúde mental e o equilíbrio emocional.

Com aplicação num vasto leque de situações clínicas, nomeadamente problemas psicológicos e emocionais como depressão, ansiedade, trauma, dificuldades de relacionamento e problemas de saúde mental, integra a mente e o corpo numa relação próxima, potenciando o auto-conhecimento e o auto-desenvolvimento, atuando assim também como prevenção.

O objetivo final da psicoterapia é ajudar o cliente a restabelecer a sua qualidade de vida, desenvolvendo recursos internos para lidar com as mais diversas situações. Se se verificar necessário, a psicoterapia pode ocorrer em conjunto com um tratamento medicamentoso devidamente prescrito pelo médico ou psiquiatra, ainda que por princípio a Biossíntese se abstenha de abordagens químicas aos sintomas do paciente.

Em Biossíntese intervém-se essencialmente a partir dos recursos do cliente, reconhecendo o ser único e especial que habita no interior de cada Pessoa. 

O conceito central da Biossíntese é a existência de três correntes energéticas fundamentais no corpo associadas com as três camadas de células germinativas no embrião (ectoderma, mesoderma e endoderma), a partir das quais se formam os diferentes órgãos. Estas correntes energéticas expressam-se como fluxos de movimento através dos músculos; como fluxos de percepções, pensamentos e imagens através do sistema nervoso; e como fluxos da vida emocional no centro do corpo, através do sistema vegetativo.

Num estado saudável, todo este processo acontece de forma harmoniosa.

A Biossíntese foi criada a partir de estudos de embriologia considerando assim também o período de vida pré-natal. Tensões e traumas vividos na vida intra-uterina e extra-uterina podem impedir a integração e livre fluxo das três correntes energéticas, provocando a emergência do distúrbio. Em Biossíntese quando trabalhamos com o corpo utilizamos como base princípios da embriologia funcional, integrando padrões de respiração, tónus muscular e de expressão emocional, conectando assim três áreas fundamentais da nossa qualidade humana: nossa existência somática, nossa experiência psicológica e nossa essência fundamental.

A Biossíntese é reconhecida pelo European Wide Committee da European Association of Psychotherapy (EAP) como uma modalidade científica de psicoterapia. A validação científica da Psicoterapia Corporal pode ser consultada no artigo: “The European Asssociation for Body Psychotherapy (EABP)’s Answers to The European Association for Psychotherapy (EAP)’s Questions about the Scientific Vality of Body Psychotherapy”.